sexta-feira, 25 de março de 2011

Regata

Teve de tudo, menu completo.
Na partida o vento era fraquíssimo, precisávamos garimpar a menor aragem para fazer o barco andar. O céu estava encoberto mas só chovia lá para o lado de Olinda. Depois o vento diminuiu, e ficamos boiando, quase parados.
Eu fiquei em pé no convés com o punho da genoa na mão para tentar "pegar" o vento. De vez em quando a vela enchia e me dava um puxão. Numa destas, eu estava distraído e quase fui parar na água. Acho que foi o que aconteceu com o colega do Carcará, o barco que estava bem do nosso lado. Ele caiu na água mas ficou agarrado a uma escota e foi resgatado. Foi só engraçado, ninguém se machucou.
Na boca da barra o céu clareou. O vento resolveu aparecer e ai começamos a "andar". Ultrapassamos uns três ou quatro barcos.
Perto de montar a boia o vento começou a rondar. Seu Antônio deu uma bobiada e a gente perdeu um tempo manobrando o barco para corrigir o rumo. Um catamarã que nós havíamos ultrapassado nos deu o troco. O céu estava escurecendo de novo.
Logo depois o tempo fechou de verdade. Começou a chover forte, o vento ficou muito forte e o mar "cresceu". Nos encharcamos de água por fora e adrenalina por dentro.
Enrolamos a vela de proa (da frente) para manter o barco sob controle. O mundo desapareceu e seguimos navegando pela bússola, víamos apenas o catamarã à nossa frente. Esse vento Fez o Venestal IV "voar" e em menos de dez minutos estávamos de volta. Avistamos o molhe e a chuva foi passando. Entramos no porto já sem chuva com um ventinho ameno.
No canal de acesso ao clube, próximo à linha de chegada o vento foi sumindo de novo. Fomos o terceiro barco a cruzar a linha, e com muito sacrifício. Eu já estava no palhoção, de roupa trocada, vendo o barco que vinha logo depois do nosso boiando, parado, a poucos metros da linha de chegada. Eles desistiram; arriaram as velas e ligaram o motor para poder chegar.
Além disso tivemos um café da manhã antes e uma feijoada depois. Tudo muito bom! Eu continuo "obsceno" (pelo menos lá no Cabanga). Ontem tomei duas no Vital (ou foram três?), e estou a fim de tomar um vinho logo mais à noite. Se me animar vou para Carneiros amanhã.

2 Comentários aqui.:

Juceli disse...

Há dois anos?
Ou tenho um déjà vu?

RoPertile disse...

mas que coisa boa hein? eu nunca participei deste esporte, mas deve ser uma delicia!
Legal mesmo!
bjs
RoPertile

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário.